Conteúdos Programáticos

 

Tema I – A Educação pelo Desporto

    Aborda-se a contribuição da prática desportiva na formação pessoal e social, equacionando o desporto como um meio ao serviço do desenvolvimento humano, esclarecendo os grandes princípios orientadores da intervenção pedagógica dos treinadores. Aborda-se o papel dos pais e dos dirigentes, as questões da especialização precoce e do respeito pelas fases e etapas de desenvolvimento e da carreira do atleta. Esclarece-se a importância da prática desportiva, nas suas diversas conceções e vertentes, ao longo da vida, referenciando-a a públicos diferenciados e a contextos também diferenciados.

 

Tema II  - Enquadramento histórico e conceptual

    Abordagem histórica e conceptual da Pedagogia do Desporto e o objeto da Pedagogia do Desporto. A Pedagogia do Desporto no seio das Ciências do Desporto e na relação com as outras ciências (da educação e da motricidade). Os diversos modelos de estudo e investigação em Pedagogia do Desporto são apresentados, referindo-se os diversos paradigmas de investigação e produção de conhecimentos (nomeadamente, o empírico-analítico, o modelo processo-produto, o paradigma dos processos mediadores e ecológico), caracterizando-os nos seus aspetos essenciais. O currículo e a sua importância para a perceção da pedagogia.

 

Tema III - O Currículo e sistema de ensino Português

    Visão tradicional do currículo: princípios de Taylor e de Ford. Teorias críticas do currículo. Currículo no ato educativo: formal e não formal. Territorialidades curriculares: currículo nacional; currículo regional; currículo local. Atual organização curricular do sistema de ensino Português: pré-escolar; ensino básico; ensino secundário; centros novas oportunidades. Instrumentos construtores do currículo na escola: Projeto Educativo de Escola; Projeto Curricular de Escola; Projeto Curricular de Turma; Regulamento Interno; Plano Anual de Atividades. Currículo formal, não formal e informal

 

Tema IV - Intervenção Pedagógica em Treino Desportivo

    Aborda-se a problemática da intervenção pedagógica do Treinador, procedendo-se a um estudo das noções essenciais e dos fundamentos que suportam a eficácia e a qualidade do ensino das atividades desportivas, referenciando conceitos como Modelos, Estratégias, Métodos e Técnicas de ensino. Procede-se à apresentação das principais técnicas de intervenção pedagógica, a saber, técnicas;

a) Gestão do tempo e dos recursos espaciais, materiais e humanos.

b) Instrução.

c) Clima e disciplina.

d) Gestão da segurança.

e) Observação/avaliação

f) O Feed-back Pedagógico

 

Tema V - A Competência de Observação/Avaliação em Desporto: a competência de avaliação subjetiva de movimentos desportivos.

    Neste tema estuda-se o processo de observação de movimentos desportivos, como competência de ensino e desenvolve-se o treino de observação: sua utilidade e protocolos de treino e avaliação.