Aula 8

Feedback Pedagógico

É uma informação de retorno. O Feedback Pedagógico é composto por várias Dimensões, o Conteúdo, o Valor, o Objectivo, a Forma e a Direcção.

Conteúdo:

- Feedback específico global;
- Feedback específico focado;

- Feedback não específico.

Valor:

​- Feedback apropriado;
- Feedback inapropriado.

Objectivo:

​- Feedback avaliativo apropriado;
- Feedback avaliativo desapropriado;
- Feedback descritivo explicativo;
- Feedback descritivo simples;
- Feedback prescritivo simples;
- Feedback prescritivo justificado;
- Feedback interrogativo.

Forma:

​- Verbal;
- Visual;
- Táctil;
- Audiovisual;
- Áudio-táctil;

Direcção:

- Individual;
- Grupo;
- Colectivo​;

 

Componentes do tempo de aula/treino

Tempo programa/horário - tempo atribuído à aula/treino (Ex: das 9h-11h)

Tempo útil de aula/treino - tempo em que os alunos/atletas estão fisicamente no local de prática (Ex: tira-se os atrasos, as deslocações para o balneário, intervalos)

Tempo disponível para a prática - tempo que resta após subtrair as instruções e transições

Tempo de empenhamento motor - quando se está mesmo no exercício

Tempo passado na tarefa - tempo efectivo na tarefa proposta (Ex: exercício/jogo)

 

8ª Aula Parte 1.pdf (535,3 kB)

8ª Aula Parte 2.pdf (437,5 kB)