Aula 8
Feedback Pedagógico
É uma informação de retorno. O Feedback Pedagógico é composto por várias Dimensões, o Conteúdo, o Valor, o Objectivo, a Forma e a Direcção.
Conteúdo:
- Feedback específico global;
- Feedback específico focado;
- Feedback não específico.
Valor:
- Feedback apropriado;
- Feedback inapropriado.
Objectivo:
- Feedback avaliativo apropriado;
- Feedback avaliativo desapropriado;
- Feedback descritivo explicativo;
- Feedback descritivo simples;
- Feedback prescritivo simples;
- Feedback prescritivo justificado;
- Feedback interrogativo.
Forma:
- Verbal;
- Visual;
- Táctil;
- Audiovisual;
- Áudio-táctil;
Direcção:
- Individual;
- Grupo;
- Colectivo;
Componentes do tempo de aula/treino
Tempo programa/horário - tempo atribuído à aula/treino (Ex: das 9h-11h)
Tempo útil de aula/treino - tempo em que os alunos/atletas estão fisicamente no local de prática (Ex: tira-se os atrasos, as deslocações para o balneário, intervalos)
Tempo disponível para a prática - tempo que resta após subtrair as instruções e transições
Tempo de empenhamento motor - quando se está mesmo no exercício
Tempo passado na tarefa - tempo efectivo na tarefa proposta (Ex: exercício/jogo)