Aula 4

- Currículo Tradicional: todos os alunos são tratados da mesma forma, ou seja, quer sejam ricos ou pobres, inteligentes ou menos inteligentes, com ajuda ou sem ajuda, etc. são sempre tratados de igual forma, não há diferenciação;

- Currículo Escolar: é o nosso processo escolar, tudo o que foi feito na escola (matéria, disciplinas, livros fichas materiais).

 

Teorias críticas ao currículo tradicional:

- Ia contras as teorias de Bobbit e Tyler;
- Tinha teorias Políticas e económicas (anos 60/70) houve uma regressão na política. Surgiu o capitalismo. A escola, a educação tinha que se adaptar ao capitalismo. Na década de 60/70, a nível cultural e social surgiu a música (os “Beatles”, “Queen”, “Roling Stone”), o currículo ao longo do tempo teve que se ir adaptando, e assim o currículo deixou de ser tradicional.

 

Teorias críticas ao currículo tradicional

TEORIAS CENTRADAS NA VISÃO MARXISTA (ECONÓMICA E POLÍTICA):

- São contra ao capitalismo, não pode haver desigualdades;

- Crítica radical às sociedades capitalistas.

 

Althusser

- Crítico do capitalismo;

- Althusser achava que os conteúdos leccionados nas disciplinas que influênciavam os alunos para o capitalismo;

- Tudo o que era das classes mais desenvolvidas era controlado pelo capitalismo, assim como as classes menos favorecidas.

 

Visão pós-crítica do currículo

No princípio do século XXI surgem as teorias pós-críticas que direccionam as suas orientações para um currículo que deve desenvolver conhecimento, identidade e poder com temáticas relacionadas com o género, raça, etnia, sexualidade, subjectividade, multiculturalismo.

 

4ª Aula Pedagogia.pdf (578,1 kB)