Aula 3
Principais Fases de Investigação
-Estudar a eficácia pedagógica sem observar o seu comportamento de ensino. (professor)
-Descrever e explicar os efeitos do ensino a partir de uma observação sistemática durante o período de ensino/aprendizagem.
A acção educativa (forma de educar) tem 2 grandes tendências:
- Relacionadas com os dados de ordem genética e/ou condições de vida dos alunos;
- A ineficácia/eficácia centra-se sobretudo nos métodos educativos.
Paradigmas de Investigação em Educação:
- Estudo das características do "Bom Professor":
Este paradigma tenta mostrar a eficácia ao centrar-se nas características (formas de ensino) do professor. Não é o mais correcto, porque no processo de aprendizagem temos que ter em conta os alunos e os professores, e este modelo é pouco centrado e limitado. Só o professor é que conta, ou seja, os alunos não contam no processo de aprendizagem.
- À procura do "Melhor método de Ensino":
Centrava-se muito no professor e no método de ensino. Compara várias classes ensinadas com métodos diferentes, tendo este estudo resultados inclusivos, podendo ser qualitativo ou quantitativo.
- Processo-Produto:
Todas as variáveis (estratégia, forma de aula, comportamento alunos/professores) são trabalhas. Sofre criticas em que o acusava de ser muito redutor e simples, pois não tomava em conta todas as vertentes que se passava na aula (imprevistos) e só poderiam ser rectificados numa próxima aula.
- Cognitivo:
Baseia-se no pensamento do aluno e do professor, tenta explicar o pensamento do aluno/professor. Durante a aula se não está a resultar pode ser alterado durante a mesma. O professor primeiro planifica, depois concretiza, executa e por fim avalia.
- Ecológico:
Estuda todo o contexto: sistema educativo onde estamos inseridos, escola, a própria sala de aula, o professor e os alunos. Está tudo interligado (Ex: liga de futebol, clubes, estádio, treinador, jogador).
3ª Aula Pedagogia.pdf (554,4 kB)