Aula 3

Principais Fases de Investigação

-Estudar a eficácia pedagógica sem observar o seu comportamento de ensino. (professor)

-Descrever e explicar os efeitos do ensino a partir de uma observação sistemática durante o período de ensino/aprendizagem.

 

A acção educativa (forma de educar) tem 2 grandes tendências:

- Relacionadas com os dados de ordem genética e/ou condições de vida dos alunos;

- A ineficácia/eficácia centra-se sobretudo nos métodos educativos.

 

Paradigmas de Investigação em Educação:

- Estudo das características do "Bom Professor":

Este paradigma tenta mostrar a eficácia ao centrar-se nas características (formas de ensino) do professor. Não é o mais correcto, porque no processo de aprendizagem temos que ter em conta os alunos e os professores, e este modelo é pouco centrado e limitado. Só o professor é que conta, ou seja, os alunos não contam no processo de aprendizagem.

 - À procura do "Melhor método de Ensino":

Centrava-se muito no professor e no método de ensino. Compara várias classes ensinadas com métodos diferentes, tendo este estudo resultados inclusivos, podendo ser qualitativo ou quantitativo.

- Processo-Produto:

Todas as variáveis (estratégia, forma de aula, comportamento alunos/professores) são trabalhas. Sofre criticas em que o acusava de ser muito redutor e simples, pois não tomava em conta todas as vertentes que se passava na aula (imprevistos) e só poderiam ser rectificados numa próxima aula.

- Cognitivo:

Baseia-se no pensamento do aluno e do professor, tenta explicar o pensamento do aluno/professor. Durante a aula se não está a resultar pode ser alterado durante a mesma. O professor primeiro planifica, depois concretiza, executa e por fim avalia.

- Ecológico:

Estuda todo o contexto: sistema educativo onde estamos inseridos, escola, a própria sala de aula, o professor e os alunos. Está tudo interligado (Ex: liga de futebol, clubes, estádio, treinador, jogador).

 

3ª Aula Pedagogia.pdf (554,4 kB)